Um antigo sonho da população do Vale do Juruá no município de Rodrigues Alves está perto de ser concretizado. Segundo informações do líder do Movimento Social Pró-Ponte, Ralph Fernandes, que participou de duas importantes reuniões na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) em Rio Branco nesta quinta-feira (17), sendo a primeira ocorrida pela manhã com o Superintendente Carlos Moraes e a segunda a tarde com a equipe do DNIT e os proprietários da empresa vencedora da licitação para a realização do pré-projeto da ponte.
“Estamos recebendo aqui no Acre a empresa que estará se instalando nos próximos dias no Vale do Juruá para que possa realizar o pré-projeto da nossa ponte que é a obra de grande porte prioritária para o Acre que interligará toda a região do Juruá aos demais municípios do estado. O que significa dizer que o anteprojeto da obra será o primeiro passo para que em seguida possa ser realizado o processo licitatório para a contratação da empresa que realizará o projeto executivo e consequentemente a construção da nossa tão sonhada ponte sobre o Rio Juruá no perímetro do nosso município de Rodrigues Alves”, disse Fernandes.

A população do município de Rodrigues Alves e de toda a região frequentemente enfrentam transtornos com a travessia sobre o Rio Juruá que atualmente é realizada por balsas de grande e pequeno porte para ter acesso a segunda maior cidade do estado, Cruzeiro do Sul e aos demais municípios e estados através da BR. 364. Servidores púbicos e privados, estudantes, agricultores, servicos de urgência e emergência, empresários e a população em geral encontram dificuldades diariamente na travessia.
“Queremos agradecer primeiramente a Deus, ainda ao Governo Federal através do DNIT, a Bancada Federal, o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa (ALEAC), os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da nossa região e de forma muito especial a nossa população que através do Movimento Social Pró-Ponte se mantém a tantos anos na luta pela interligação e desenvolvimento da nossa região do Vale do Juruá que certamente proporcionará oportunidades e possibilidades para novas perspectivas de vida para todos os cidadãos”. finaliza Ralph Fernandes.

A reunião também teve encaminhamentos importantes no sentido do Movimento Social Pró-Ponte acompanhar junto a equipe do DNIT cada fase/etapa dos estudos técnicos e da obra propriamente dita.
O superintendente Carlos Moraes aproveitou a oportunidade para expor que nos próximos três meses o DNIT instalará um escritório no município de Cruzeiro do Sul que acompanhará todas as ações e obras do DNIT na região do Juruá e também na manutenção da BR. 364. Afirmou ainda que a ponte de Rodrigues Alves além de ser uma realidade também é uma prioridade para o DNIT.
Em vídeo, Ralph Fernandes manifestou as discussões das reuniões em que o mesmo participou no DNIT/Acre: