PESQUISA ELEITORAL

Gladson cai em nova pesquisa, mas continua como grande favorito à reeleição; veja os números


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

O governador Gladson Cameli (PP) segue sendo o preferido da população acreana para vencer as eleições de 2022, é o que aponta uma nova pesquisa do Instituto Perfil, encomendada pela Federação das Indústrias do Acre (Fieac), divulgada nesta quinta-feira (24).

Nela, Gladson aparece com 43,6% das intenções de voto na pesquisa estimulada, onde as opções são apresentadas aos entrevistados, bem a frente do seu maior opositor, o ex-senador Jorge Viana, do PT, que está com 23,3%. Em pesquisa também da Perfil/Fieac, divulgada em dezembro de 2021, Gladson aparecia com 47%.

Ao ouvirem a pergunta “Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para governador do Acre?”, o resultado foi:

  1. Gladson Cameli (PP) — 43,6%
  2. Jorge Viana (PT) — 23,3%
  3. Sérgio Petecão (PSD) — 9,7%
  4. Mara Rocha (PL) — 9,5%
  5. Jenilson Leite (PSB) — 3,6%
  6. David Hall (Cidadania) — 1,4%
  7. Nilson Euclides (PSol) — 0,5%
Da esquerda para a direita: Gladson Cameli (Progressistas), Jorge Viana (PT), Sérgio Petecão (PSD), Mara Rocha (PL) e Jenilson Leite (PSB).

O registro do levantamento está registrado Tribunal Regional Eleitoral do Acre com identificação AC-04117/2022. Brancos e nulos somaram 4,5% e os indecisos 3,9%.

No levantamento espontâneo, quando o entrevistado pode revelar o nome que desejar na pesquisa, Gladson aparece com 39,5% das intenções de voto, já o percentual de eleitores que não sabem em quem depositar o voto é de 23,8%, número superior ao do segundo colocado, Jorge Viana (PT) que aparece com 13,8%.

Em terceiro lugar, aparece o também petista, ex-prefeito da capital, Marcus Alexandre com 4,7%, seguido do senador Sérgio Petecão (PSD), com 4,3%, a deputada federal Mara Rocha 4%, o deputado estadual Jenilson Leite 2,9%, professor David Hall com 1,2%, Nilson Euclides (PSOL), 0,2% e prefeito Tião Bocalom, também do Progressistas aparece com 0,2%. A pesquisa também cita Coronel Ulysses, Major Rocha, Tião Viana, Alan Rick, Jéssica Sales, Lira Xapuri, Márcio Bittar e Ney Amorim, ambos lembrados pelo eleitorado acreano com menos de 1%.

A pesquisa foi realizada no período de 14 a 19 de fevereiro e ouviu 1.404 (um mil quatrocentas e quatrocentas e quatro pessoas). A margem de erro é de 3,0 (três) pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

O levantamento ocorreu nas cidades de Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira
Close Bitnami banner