RESPEITO

Veja 10 atitudes machistas que podem fazer parte do seu cotidiano e você nem sabia


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

machismo – infelizmente – está enraizado de uma maneira bem profunda em nossa sociedade, sendo cometido por homens e até mesmo mulheres.

Mesmo vivendo em 2022, ainda é difícil passar um dia inteiro sem se deparar com alguma situação machista, nem que seja por um comentário “inofensivo” ou uma brincadeirinha. Quando as pessoas vão entender que esses machismos disfarçados não têm graça nenhuma, hein?

Nesse Dia Internacional da Mulher, a melhor forma de homenageá-las é identificar se você pratica algumas dessas atitudes que listamos abaixo e que podem fazer parte do nosso cotidiano.


1. Se a mulher está acompanhada, não peça desculpas para o namorado, peça para ela

Essa atitude reforça a ideia de que o respeito vale apenas para o homem, e que ela só vai ser respeitada se estiver acompanhada de um.


2. No restaurante é quase “regra” a conta ser entregue para o homem

Vivemos em um mundo onde a liberdade financeira é almejada por todos. Em um jantar a dois, não importa quem vai pagar, se vai ser ele, ela ou se vocês vão dividir, é quase “regra” que um restaurante entregue a conta para o homem. Esse costume reforça um pensamento retrógrado: por que o homem necessariamente tem que pagar a conta? Já passou da época em que as mulheres não podiam trabalhar e eram totalmente dependentes.


3. O maldito “fiu fiu”

O pior dessa atitude é que quem o faz não percebe que isso é um assédio e não elogio.


4. Acreditar que mulher tem “que se dar ao respeito”

Esse pensamento ultrapassado faz com que todas as mulheres que não se encaixem no padrão “bela, recatada e do lar” acabem sendo desrespeitadas.


5. Acreditar que os homens precisam “ajudar” em casa

Como se, naturalmente, as tarefas de casa fossem responsabilidade só da mulher, e que o homem decente tem que “ajudar”. Se os dois moram na casa, por que não usar a expressão dividir as tarefas?


6. Acreditar na ideia de que todas as mulheres são sensíveis, gostam da cor rosa e filmes de romance

Porque, na verdade, não são todas. Existem mulheres que são sensíveis, existem mulheres que não são – existem mulheres de todos os jeitos e elas têm o direito de ser. Achar que esse estereótipo representa a realidade de todas é errado.


7. O homem ser considerado “fodão” por pegar todas, e a mulher ainda ser julgada de “puta” se faz o mesmo

Nem precisa de legenda. Até quando isso vai acontecer?


8. A discriminação salarial no mercado de trabalho – além do preconceito nas profissões “de homem”/”de mulher”

Se você acredita que uma mulher não pode ser uma excelente mecânica ou engenheira, você está errado(a). E se você acredita que um homem não pode ser um excelente cabeleireiro ou enfermeiro, você também está errado(a) – é uma via de duas mãos. Ah! E mulheres que desempenham as mesmas funções que homens ainda recebem salários menores, é justo?


9. Utilizar expressões sexistas – ou seja, expressões que definem todo um gênero em um estereótipo só

Infelizmente, essas expressões já se tornaram coloquiais: “Mulher é assim mesmo”, “Tinha que ser mulher”, “Mulher não entende de futebol”, “Mulher não sabe dirigir”, “Mulher não fala palavrão“, “Mulher adora um cafajeste”, “Mulher é tudo igual”. O problema é: mulher NÃO é tudo igual.


10. Se surpreender quando uma mulher é inteligente ou bem sucedida

Não parece tão absurda quando praticada, mas é muito comum ver a surpresa das pessoas ao encontrarem alguma mulher em posição de destaque em uma empresa ou quando se posiciona de maneira inteligente. Surpresa na maioria das vezes não vistas quando na mesma situação é um homem no lugar.


Obviamente, essa são apenas algumas das inúmeras atitudes que podem ser consideradas machistas e que estão enraizadas em nossa cultura. Mas começar pelo básico já é um grande avanço.

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira
Close Bitnami banner