POR ÁGUA ABAIXO

‘Mamãe Falei’ deixa o MBL após vazamento de áudio sobre mulheres ucranianas


Voiced by Amazon Polly
Compartilhe

O deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val (Podemos), conhecido como ‘Mamãe Falei’, decidiu se afastar do Movimento Brasil Livre (MBL) após o vazamento de um áudio sexista sobre mulheres ucranianas.

O parlamentar, que também retirou sua pré-candidatura ao governo de São Paulo, disse também que considera um “exagero” a possível cassação de seu mandato e que está chateado com o pré-candidato a presidente, Sérgio Moro, de seu partido.

O deputado está no centro de uma tempestade, desde a última sexta-feira (4), quando áudios enviados por ele, que estava viajando à Ucrânia sob o pretexto de auxiliar a resistência local contra a invasão russa, foram divulgados. Nas mensagens, o parlamentar chegou a afirmar que as refugiadas que ele encontrou na fronteira entre a Eslovênia e a Ucrânia “são fáceis, porque são pobres”. Ele diz também que a fila de baladas brasileiras “não chega aos pés da fila de refugiados aqui”.

Parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) pedem a cassação do mando de Arthur do Val, alegando quebra de decoro parlamentar.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Arthur do Val afirmou que se afastará do MBL para não prejudicar os companheiros do grupo. “Não é justo que essas pessoas sofram a consequência de um erro só meu”, disse ele. O parlamentar não sabe ainda se será um afastamento definitivo, mas enfatiza que não quer que as pessoas sofram por um erro apenas dele.

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira
Close Bitnami banner