COMPLICOU

Acre corre risco de ficar desabastecido de diesel


O Acre corre o risco de ficar desabastecido de óleo diesel, segundo informação dada por Delano Lima e Silva, presidente da Sindepac (Sindicato dos Postos de Combustíveis).

Segundo Delano, o estoque atual será suficiente para abastecer os próximos meses, mas em caso de desabastecimento nacional, as áreas remotas do país, como o Acre, seriam as primeiras a serem afetadas.

No fim de maio, tornou-se pública uma reunião em que a Petrobras levou ao Governo Federal a informação de que havia risco de desabastecimento de diesel no país caso a empresa não praticasse por aqui os preços de mercado internacional.

A preocupação é resultado de um impasse: para conter os preços dos combustíveis, a Petrobras tem desrespeitado a política de paridade de importação (PPI), atrasado os reajustes e permitido que o valor final fique abaixo da média praticada no exterior.

Cerca de 30% do diesel consumido no país, são procedentes de outros países internamente, enquanto o restante das refinarias instaladas na região da Costa Brasileira. O sinal de alerta disparou após a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) emitir um comunicado apontando que grande parte das refinarias no país dependem exclusivamente da importação do produto do exterior.

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, professor de idiomas e assina o Blog do Siqueira