NUTRIÇÃO E BEM-ESTAR

O papel dos vegetais na dieta


Apesar de existir uma infinidade de alimentos de origem vegetal, na nutrição costumamos chamar de “vegetais” as verduras e legumes, é desses vegetais que vou falar hoje.
Sempre que falamos de dieta ou alimentação saudável, esses vegetais são citados, mas por que será?

Bom, os vegetais trazem uma infinidade de benefícios ao nosso organismo, pois basicamente todas as funções do corpo dependem de nutrientes como vitaminas, minerais e fitoquímicos, e boa parte deles está presente nestes alimentos.

A maioria desses vegetais também é rica em fibras, e como eu já falei algumas vezes, elas atuam principalmente na saúde intestinal, melhora do perfil lipídico, como controle do colesterol e podem ser uteis também no controle da glicemia.

Quando se está em dieta de emagrecimento, eles são fundamentais, pois é possível que se coma um volume relativamente grande, sem adicionar muitas calorias às refeições, além de te manterem saciado por mais tempo. Atenção aos vegetais ricos em amido, como a batata, o inhame e a mandioca que, diferente da maioria dos outros vegetais, não são tão baixos em calorias, mas também possuem um bom valor nutricional.

Portanto, você até consegue emagrecer sem consumir muitos vegetais, mas provavelmente você vai perder saúde e vai sentir mais fome durante o dia.

E quem não gosta de consumir vegetais? Infelizmente eu sugiro que coma sem gostar mesmo. Tente introduzi-los aos poucos na refeição, como um arroz com brócolis, feijão com abóbora, acrescentar tomate e folhas em sanduiches naturais, ou investir em temperá-los com limão, ervas e molhos, até que você consiga comer uma boa quantidade durante as refeições. Aposte também nas frutas!

Leia outros artigos de Lara Almeida:

Post navigation

Lara Almeida

Nutricionista, formada pela Universidade Federal do Acre. Atua em hospital, consultório e é professora. Instagram: @almeidalaraa