CRÍTICA

Ex-deputado relembra mortes na maternidade de Rio Branco durante gestão passada e diz que parlamentares do PT fazem ‘politicagem em cima do sofrimento’


O ex-deputado Luiz Calixto resolveu usar seu perfil no Facebook para comentar a fiscalização feita pelos deputados Daniel Zen e Jonas Lima, do PT; e também citou o nome de Jenilson Leite, do PSB, nos hospitais de Rio Branco após mortes de pelo menos quatro crianças por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A fiscalização veio após informações de que das nove Unidades de Terapia Intensiva (UTI) infantis disponibilizadas no Hospital de Urgência e Emergência (Huerb), todas estavam ocupadas, enquanto pelo menos sete crianças aguardavam uma vaga. Com a crise, o Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into) abriu 20 leitos de UTI para dar suporte ao Hospital da Criança.

Em sua crítica, Calixto questionou aos deputados onde estavam quando o Ministério Público do Acre (MPAC) instaurou um inquérito em 2016, durante governo de Tião Viana (PT), para apurar a morte de 82 bebês na Maternidade Bárbara Heliodora. Os números foram divulgados na época pelo Ministério da Saúde.

“Não me digam que estavam cegos e surdos quando 80 crianças morreram na maternidade Barbara Heliodora em 2016?”, questionou.

Por fim, Calixto afirmou que “se não mostraram as manifestações vou considerar que estão fazendo políticagem em cima do sofrimento de famílias”.

O espaço do Correio 68 está aberto para direito de resposta dos parlamentares.

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, amante de meditação e da boa cozinha. Contato: andersonsiqueira.br@gmail.com