SAÚDE

País africano declara surto de Ebola após nova variante causar morte


A Uganda declarou surto de Ebola nesta terça-feira, 20, após a confirmação da primeira morte provocada pelo vírus desde 2019. O caso é de um homem de 24 anos, que apresentou sintomas da doença.

De acordo com as autoridades de saúde do país africano, o óbito foi provocado por uma cepa rara procedente do Sudão, que não era observada em Uganda desde 2012, informou a diretoria regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a África.

A OMS anunciou o envio de uma equipe de especialistas ao local para ajudar nas investigações e na resposta, enquanto o país luta para conter o surto antes que ele tenha chance de se espalhar ainda mais.

atualmente, existem oito casos suspeitos que estão recebendo atendimento em uma unidade de saúde.

Como é transmitido o Ebola?

O vírus se espalha com muita facilidade. Ele reside naturalmente em morcegos frugívoros, macacos e porcos-espinhos que vivem na floresta tropical e pode ser transmitido através da ingestão de carne crua.

Mas também pode ser transmitida entre humanos através do contato direto com sangue, saliva, urina ou vômito de uma pessoa infectada. O vírus também pode viver em superfícies contaminadas, semelhantes ao coronavírus.

Post navigation

Redação

O Correio 68 é um site de notícias fundado em 2020 que tem o compromisso de trazer tudo o que o acreano precisa saber para se manter bem informado.