RECEITA FÁCIL

Aprenda a fazer risoto de camarão de forma fácil com o chef Johnny Rocha


Típico da região da Lombardia na Itália, hoje o Cozinha Fácil vai ensinar para você a receita do verdadeiro risotto, um prato prático e fácil com um toque de sofisticação que surgiu lá por volta do século XI. Cremoso, fumegante, al dente e extremamente delicioso, esse prato italiano ganhou as mesas dos brasileiros e fez com muita gente chamasse de risotto qualquer mistura de arroz com proteína, mas isso mudou, hoje eu vou te ensinar o verdadeiro processo desse prato e vou fazer de você o especialista em risotto da sua casa.

Para esta receita a proteína que eu vou usar para fazer o nosso risotto é o camarão, mas caso você não goste de camarão, você também pode usar outros tipos de carnes, aves e legumes, lembre-se sempre de que se mudar a proteína, o caldo também muda.

Ingredientes

Para o caldo
1.5 l de caldo de camarão
1 cebola
1/2 cenoura
1 talo de salsão

Para o Risotto
400g de arroz arbóreo
1/2 cebola picada
1 dentes de alho ralado
10ml de vinho branco seco
100g de parmesão ralado
600g de camarão temperado e pré-cozido
50g de manteiga gelada

Preparo

Iniciaremos esta receita preparando o caldo para cozinhar o risotto, para isso precisamos do caldo do camarão que pode ser industrializado ou do próprio camarão que irá utilizar (no meu instagram eu ensino o processo passo a passo de como entrar esse caldo).

Corte grosseiramente a cebola, a cenoura e o salsão e agregue ao caldo, corrija o sal e cozinhe por 20 minutos, baixe o fogo e deixe só o suficiente para manter o caldo aquecido. Em outra panela, de preferência larga e de fundo grosso, disponha de um fio de azeite e refogue a cebola e o alho até dourar.

Adicione o arroz arbóreo envolvendo-o no refogado e mexa por 2 minutos. Despeje o vinho, mexa e espere evaporar por completo. Em seguida, vá agregando o caldo aos poucos e mexendo o arroz sem parar para que libere o amido. Espere secar parcialmente e repita o processo quantas vezes forem necessárias até atingir o ponto de al dente*.

Risoto de camarão | Receitas

Al dente: “Na gastronomia denomina-se al dente o estado de cozimento da massa (e ocasionalmente do arroz) que, estando cozida, oferece alguma resistência (firmeza) ao ser mordida”

Por fim, adicione o camarão, o queijo e a manteiga, misturando tudo. O risotto deve ficar cremoso, finalize com gotas de limão e ajuste o sal e pimenta, se precisar.

Lembre-se que o verdadeiro risotto deve ser feito com o arroz arbóreo ou bomba, se não tiver a deglaçagem, se não tiver o caldo e não tiver o queijo e a manteiga gelada pra finalizar, não é risotto.

Para estas e outras receitas, você pode entrar em contato comigo através do instagram @jhonnyratts, espero você na próxima quinta-feira para mais uma notícia quentinha e deliciosa aqui na coluna, bom apetite!

Post navigation

Chef Johnny Rocha

O passo a passo com fotos de cada receita sempre é postado no instagram @johnnyratts