A poucos dias do segundo turno das eleições 2022, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) iniciou esta semana a distribuição das urnas eletrônicas para os locais de difícil acesso do Acre.
No estado são 33 locais de difícil acesso que precisam de helicóptero para o transporte das urnas e equipes. Para isso, TRE-AC conta com apoio da Força Aérea Brasileira.
Para estas localidades, é deslocado um presidente de mesa e um mesário, que também é responsável por fazer a transmissão via satélite, após o encerramento da votação, dos dados armazenados na urna eletrônica para a central de apuração e totalização dos votos.
“O TRE-AC não mede esforços para fazer com que as 2.124 urnas eletrônicas que serão utilizadas nestas eleições cheguem a todos os locais de votação, inclusive aos mais distantes do estado. Tarefa que demanda a utilização de caminhonetes traçadas, barcos e até mesmo a locação de aeronaves para enfrentar as dificuldades impostas pelo percurso”, disse a diretora-geral do TRE, Rosana Magalhães em publicação no site oficial.
O primeiro local a receber a urna e a equipe que vai trabalhar no próximo domingo (30), foi a Aldeia Água Viva, em Tarauacá. Em seguida, a entrega foi feita nas aldeias Nova Esperança, Água Viva e do Seringal Independência.
Mais uma vez, os eleitores do Acre precisam ficar atentos ao horário de votação no domingo (30) para não haver atrasos. A votação começa às 6h e termina às 15h.
O estado registrou o maior cadastro eleitoral da história. De acordo com os dados do TRE-AC, estão aptos a votar nas eleições deste ano 588.433 eleitores, enquanto que em 2020 esse número era de 561.261. São 27.172 eleitores a mais.
*G1 Acre