CAPITAL

Produtores rurais recebem 3 mil toneladas de calcário em Rio Branco


A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro) realizou na manhã desta quinta-feira, 27, a entrega de calcário aos produtores que fazem parte do Programa de Mecanização Agrícola do município. A solenidade ocorreu em uma propriedade rural no bairro Benfica, região da Vila Acre.

Serão beneficiados, nesta primeira etapa, 250 produtores rurais nas regiões da Baixa Verde, Projeto de Assentamento Moreno Maia, Barro Alto e Itamaraty, na Transacreana, e Barro Vermelho. Serão entregues três mil toneladas de calcário para incentivar a produção local.

“O calcário irá corrigir as áreas de acidez nos locais onde será feita a produção, que será bem maior, não tenha dúvida disso, talvez até dobrando o que já é cultivado nestas regiões. Já temos umas 500 hectares que estão sendo mecanizadas, e agora entraremos com a distribuição do calcário e adubo. Estão sendo selecionados os produtores que querem plantar grãos, como arroz, milho e feijão, além dos que estão plantando mandioca e café”, destacou Aracides Caetano, titular da Seagro.

O produtor rural Antônio Carlos, proprietário da área de terra onde foi realizado o evento, falou com entusiasmo do incentivo dado pela gestão pública. “Vivemos da terra, do que cultivamos, e a esperança é que agora passamos produzir com esse projeto vindo da prefeitura. Também estamos tendo assistência técnica da Seagro, saber como devemos agir, preparar o solo, calcariar, plantar e colocar o adubo”.

O prefeito Tião Bocalom, enfatizou que sem o calcário fica difícil plantar e colher grãos na região.

“A prova maior disso é que a gente nunca teve o arroz e feijão do Acre, por exemplo. O governo nunca fez um programa nesse sentido. Agora, pela primeira vez, a prefeitura de Rio Branco faz essa compra de três mil toneladas de calcário. Hoje é um marco histórico na agricultura familiar. A partir do ano que vem, comeremos arroz, feijão e outros produtos cultivados na nossa terra”, ressaltou o gestor.

Post navigation

Redação

O Correio 68 é um site de notícias fundado em 2020 que tem o compromisso de trazer tudo o que o acreano precisa saber para se manter bem informado.