O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) afirmou nesta 4ª feira (2.nov.2022) que um “golpe” das Forças Armadas colocaria o país em uma situação “difícil” no contexto internacional. Fez a declaração ao comentar as manifestações com rodovias interditadas contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Sem citar a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL), Mourão falou em um retorno “muito mais forte [da direita] em 2026”.
“Está na hora de lançar um manifesto explicando isso e dizendo que temos força para bloquear as pautas puramente esquerdistas, além de termos total capacidade de retornarmos muito mais fortes em 2026. Precisamos viver para lutar no dia seguinte”, disse o vice-presidente em seu perfil no Twitter.
Mourão afirmou haver um “sentimento de frustração” no país, que associou à anulação das condenações de Lula. “Brasileiros, há hoje um sentimento de frustração, mas o problema surgiu quando aceitamos passivamente a escandalosa manobra jurídica que, sob um argumento pífio e decorridos 5 anos, anulou os processos e consequentes condenações do Lula”, disse.