O senador Sérgio Petecão (PSD) volta ao cargo nesta quinta-feira (3) após afastamento de 120 dias por conta de sua campanha ao Governo do Acre. Em seu lugar, estava a ex-deputada Maria das Vitórias (PSD), que se despede da cadeira no Congresso.
Durante a campanha eleitoral, as três cadeiras da bancada acreana no Senado passaram a ser ocupados por suplentes, Mailza Gomes (PP), que assumiu a cadeira de Gladson Cameli (PP) em 2019; Eduardo Velloso (União), no lugar de Marcio Bittar (União); e Maria das Vitórias. Os três titulares concorreram ao Governo do Acre, sendo que Mailza saiu vitoriosa ao cargo de vice.
A suplente de Petecão classificou o período como “muito proveitoso”. Ela participou de discussões importantes em defesa dos idosos e conseguiu liberar emendas parlamentares para o Juruá. Aos 79 anos, Maria das Vitórias construiu sua carreira política no Vale do Juruá, sendo esposa do ex-deputado João Tota, falecido em 2017 e mãe do candidato a vice de Petecão, Tota Filho.
— ““Saio com a sensação do dever cumprido. Gostaria de ter feito muito mais, mas por conta do período eleitoral não tivemos debates suficientes e, exatamente pela falta de reuniões, não tivemos a oportunidade de apresentar mais demandas de interesse do Acre”, disse.
No Senado, Petecão deve assumir o posto de principal interlocutor entre o futuro presidente Lula (PT) e o governador Gladson Cameli.