SE DEU MAL

Após ameaçar ‘furar bucho’ de comunistas com faca, Ruy Birico é exonerado de cargo no Governo


De “peixeira”, Ruy Birico entende. Durante anos foi proprietário de uma conhecida casa de carnes no centro de Rio Branco, mas dessa vez, errou a direção da faca. Nomeado desde com CEC-5 no Instituto Acre Previdência, Birico foi exonerado em edição do Diário Oficial do Estado (DOE) após ameaçar “furar o bucho” de comunistas.

Ruy Medeiros de Araújo Birico, de 62 anos, é tido como autor de áudios divulgados no WhatsApp em que fala que usaria uma “faca especial”, fabricada com molas de fuscas, para fazer a ameaça. Segundo ele, este tipo de faca seria mais resistente, uma vez que “comunista tem o couro duro”.

A exoneração não foi justificada, mas a publicação saiu apenas dois dias após os áudios viralizarem nas redes sociais.

O comunismo é uma ideologia e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes sociais, do dinheiro e do Estado. 

No Brasil, no entanto, há grande confusão entre as palavras “comunista” e “esquerdista”, sendo a primeira usada geralmente fora de contexto para indicar uma ameaça terrorista. Embora segundo a Constituição, são criminosos os atos praticados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que bloqueiam rodovias e pedem intervenção militar em quartéis. Protestos defendidos por Birico.

Post navigation

Anderson Siqueira

Editor-chefe, escritor, amante de meditação e da boa cozinha. Contato: andersonsiqueira.br@gmail.com