A PRF (Polícia Rodoviária Federal) informou na manhã desta quarta-feira (14) que não há mais bloqueios na BR-364, principal via de acesso que liga o Acre ao restante do país.
A obstrução da via tem ocorrido esporadicamente desde a confirmação de vitória do ex-presidente Lula (PT) nas eleições deste ano. Os manifestantes não reconhecem o resultado e pedem alguma ação das autoridades para impedir a posse do presidente eleito no dia 1º de janeiro.
Os manifestantes são em sua totalidade apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) e se dividem quanto ao protesto: alguns acreditam ter havido algum tipo de fraude no processo eleitoral, já outros questionam o fato de Lula ter sido autorizado a ser candidato por ser um “ex-condenado”. No entanto, não há impedimentos legais para a posse, o que faz com que boa parte dos manifestantes clamem por uma intervenção das Forças Armadas.
Os bloqueios e protestos se intensificaram após segunda-feira (12), data em que ocorreu a diplomação dos novos eleitos na sede do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Para conter a nova onda de protestos, a PRF solicitou auxílio de sua Força de Choque que atuou na desobstrução das vias. Seis pessoas foram presas no total.