“Marvada”, “pinga”, “danada” 🥴. Esses são alguns dos nomes populares usados para se referir à bebida queridinha de muitos brasileiros. Nesta quarta-feira (13), é celebrado o Dia Nacional da Cachaça (veja receitas de drinks mais abaixo).
Essa é a data que, em 1661, a rainha Luísa de Gusmão liberou a produção e a comercialização da bebida no Brasil. A cachaça é originalmente brasileira, criada por negros escravizados nas fazendas de cana e engenhos de açúcar no século XVI, segundo a Embrapa.
A bebida é, inclusive, o primeiro destilado das Américas — vindo antes da tequila, do rum e do bourbon, por exemplo. A professora Grace Ferreira Ghesti, do Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB), explica que o processo de produção da cachaça envolve:
– Corte da cana-de-açúcar;
– Preparação da garapa, o caldo extraído da cana;
– Fermentação por meio de leveduras;
– Ida para o alambique para o processo de destilação.
A origem do nome
De acordo com Grace Ferreira Ghesti, para a bebida receber o nome de cachaça, precisa ser produzida no Brasil.
A possível origem do nome cachaça é um lusitanismo da palavra “cachaza”, do espanhol, que é um subproduto anterior à cristalização do açúcar. O termo passou a ser utilizado no século XVI para denominar a aguardente de cana.
A professora Grace ainda afirma que, se alguma bebida for feita a partir de cana-de-açúcar, fermentado e destilado em outro país, deve receber o nome de aguardente.