O Ministério Público do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria Especializada de Habitação e Urbanismo e Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural, vai oficiar ao prefeito Tião Bocalom (Progressistas) pedindo informações sobre a derrubada de palmeiras na Via Chico Mendes.
As imagens da derrubada foram altamente divulgadas nas redes sociais sob críticas. O promotor de Justiça Luis Henrique Rolim informou, ainda, que o objetivo é verificar se ocorreu alguma ilicitude e qual a devida atribuição para apuração, além de obter informações sobre a motivação da retirada da árvore, e se houve autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, dentre outras questões.
Em nota, a Prefeitura de Rio Branco explicou que a derrubada se deu por conta das condições em que as árvores se encontram. Equipes da gestão fizeram um levantamento e acompanhamento de mais de 100 palmeiras plantadas na avenida.
A derrubada das palmeiras já havia virado alvo de denúncia ao MPAC, em junho de 2022, onde o órgão foi alertado para a possível remoção das palmeiras que existem na Via Chico Mendes, durante as obras de revitalização dela. Na época, o MPAC instaurou uma notícia de fato, mas precisou estender o prazo de apuração e abriu um procedimento preparatório para seguir acompanhando os serviços executados pela prefeitura.
Até quando nossa cidade vai continuar a ser violada assim?
Ce três culturais virando igrejas, canal completamente abandonado, árvores derrubadas, a imposição azul de Bocalom descaracterizando nosso território diverso…
Reaja, Acre, que tá foda! pic.twitter.com/NmDDDfTZB6— Sérgio de Carvalho (@crellier1) September 12, 2023